8 de dez de 2008

Maurício de Sousa - Criador da Turma da Mônica

Em dezembro de 2004, Mauricio de Sousa lançou oficialmente o personagem cadeirante Luca, que a Turma da Mônica apelidou carinhosamente de Paralaminha, pelo fato do garoto ser fã incondicional de Herbert Viana, vocalista da banda Paralamas do Sucesso.

Em novembro do mesmo ano, o desenhista apresentou Dorinha, uma criança com deficiência visual. Nas histórias, a menina é totalmente fashion, tem corte de cabelo moderno, óculos escuros, bengala e um cachorro Labrador, chamado Radar.

Em 2006 Maurício criou outra peronagem, desta vez com Síndrome da Down. Enquanto desenvolvia, o desenhista declaro: “Trabalhar na personagem com Síndrome de Down está levando mais tempo do que esses meus dois personagens especiais. Tenho que tratar tudo com muito cuidado, porque qualquer detalhe pode ser tachado como preconceituoso. Estou estudando muito sobre o assunto e conversando com crianças que tem Síndrome de Down”.

A Síndrome de Down é um arranjo cromossômico que ocorre naturalmente e que sempre fez parte da condição humana, sua ocorrência é universal entre todas as raças e gêneros e ocorre, aproximadamente, em 1 a cada 800 nascimentos. É causada pela ocorrência de três (trissomia) cromossomos 21, na sua totalidade, ou de uma porção fundamental dele.

Mauricio de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo chamada Santa Isabel, em outubro de 1935. Para ajudar no orçamento doméstico, desenhava cartazes e pôsteres. Mas seu sonho era se dedicar ao desenho profissionalmente. Em 1970, lançou o gibi da Turma da Mônica com tiragem de 200 mil exemplares.


Nenhum comentário: