11 de fev de 2009

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre (RS) passa a emitir conta de água em Braille para atender moradores com deficiência

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) entregou no dia 28/01/09, a primeira conta de água em braille, confeccionada especialmente para usuário deficiente visual. O ato ocorreu durante o evento de obliteração do selo Louis Braille, realizado na sede da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Espontaneamente, o Dmae passou a emitir as contas neste mês em conformidade com a Lei Estadual Nº 12.498/06, a qual assegura às pessoas com deficiência visual o direito de receber os boletos de suas contas de água, energia elétrica e telefonia confeccionados em braille. No caso do Dmae, quem tiver interessado basta fazer o cadastro em um dos postos de atendimento solicitando o serviço.

O evento contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e federais. Representando o Dmae, a chefe do Setor de Entrega de Contas, Melissa Vieira da Silva, destacou a política de gestão do departamento. "Estamos focados no atendimento ao cliente, por isso realizamos reformas em todos os nossos postos de atendimento com objetivo de padronizá-los, torná-los acessíveis às pessoas com deficiência e oferecer um atendimento qualificado" enfatiza Melissa.

O usuário com deficiência visual que se cadastrar em um dos cinco postos comerciais do Dmae vai receber, sem custo extra, no local solicitado, dois documentos ao mesmo tempo: o demonstrativo tradicional, impresso em tinta, com código de barras para pagamento em bancos e lotéricas, e a conta em braille.

O braille é um sistema de leitura e escrita tátil que consta de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos. Os seis pontos formam a chamada "cela braille". A diferente disposição desses seis pontos permite a formação de 63 combinações ou símbolos, que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais. O sistema foi inventado pelo francês Louis Braille e adotado em 1852 na Europa e na América.

Nenhum comentário: