1 de fev de 2009

Parque Villa Lobos - Exemplo em Acessibilidade

Localizado no bairro de Alto dos Pinheiros, na região Oeste da Capital, o Parque Villa-Lobos é uma das boas opções de lazer ao ar livre da cidade. Essa unidade de conservação abrange uma área de 732 mil m², possui ciclovia, quadras, campos de futebol, “playground” e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de “street basketball” e um anfiteatro aberto com 750 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos e lanchonete.

O Parque Villa-Lobos conta também com o Espaço Vida, novo nome do Centro de Educação Ambiental, que foi implantado pela Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Unibanco, com a finalidade de promover a formação de professores e a conscientização de jovens sobre a necessidade de recuperação e preservação dos recursos naturais.

O parque, é totalmente adequado à acessibilidade de pessoas com deficiências, por apresentar grande área plana e caminhos praticamente nivelados e principalmente devido às adequações implantadas pela Secretaria de Meio Ambiente responsável pela administração do parque desde 2004. As obras de adequação e eliminação de barreiras da parte existente e de projeto e construção de novos espaços acessíveis foram coordenadas pela arquiteta Ana Lúcia P. de Faria Burjato, docente de cursos de pós-graduação em Acessibilidade e Ergonomia. Especialista em acessibilidade a arquiteta da SMA participou do grupo de redação da NBR-9050 / 2004 – Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, principal norma brasileira sobre o assunto e concluiu em 2004 mestrado na FAU_USP sobre procedimentos para avaliação de acessibilidade no Parque Villa-Lobos, buscando a autonomia e segurança das pessoas com deficiências.


O Parque Villa-Lobos abre todos os dias – incluindo fins-de-semana e feriados - das 6h às 18h. No horário de verão, até 19h.

Nenhum comentário: