26 de mar de 2009

GUIA DE TURISMO para deficientes físicos será lançado

No dia 30, será lançado oficialmente o Guia Brasil Para Todos – Um roteiro turístico e cultural para pessoas com deficiência. Trata-se do primeiro guia a incluir e avaliar a acessibilidade dos pontos turísticos, hotéis e restaurantes de dez capitais brasileiras. As avaliações e sugestões foram feitas por pessoas com deficiência em cada uma das capitais, que visitaram todos os estabelecimentos acompanhados de um jornalista.

O guia foi idealizado por Jaques Haber e Andrea Schwarz – que possui deficiência física -, que percorreram pessoalmente 2 mil estabelecimentos da cidade, a fim de avaliá-los. Disso, resultou o Guia São Paulo Adaptada, lançado em 2001, porém agora, os dois resolveram estender a pesquisa a dez capitais brasileiras.

Mais do que um material orientador para as pessoas com deficiência, o guia traz para o debate público o tema acessibilidade para o lazer e o turismo. Segundo informações oficiais, 14,5% da população brasileira é deficiente, cerca de 30 milhões de brasileiros, aos números de hoje.

Os autores do livro defendem a idéia de que, por meio da promoção do turismo acessível para todos os brasileiros, o País pode impulsionar este setor, gerando empregos e aquecendo a economia.

Com o patrocínio do Bradesco, o guia será distribuído – e não vendido – na Reatech, a maior feira de reabilitação do País. O material também ficará disponível para download, no site: http://www.brasilparatodos.com.br

Um comentário:

Verônica disse...

Olá, tudo bem?

Adorei o blog! Gostaria de entrar em contato para lhe fazer uma proposta interessante para o site.

Por favor, aguardo seu retorno.
veronica.fassoni@gmail.com

Grata, Verônica