13 de mar de 2009

Quasímodo: Musical retrata o covívio com as diferenças

Retratar o conflito humano em conviver com as diferenças estética, social e religiosa, étnica e cultural. É o que propõe o musical Quasímodo que será reapresentado nos dias 11 e 12 de março no Teatro Centro de Convivência, em Campinas. Organizado e promovido pelo Instituto SER - associação que trabalha com pessoas com deficiência - o espetáculo reúne cerca de 150 integrantes entre: atores, cantores, músicos, bailarinos, cenógrafos, costureiras, iluminadores, profissionais da área especial, mães e educandos atendidos pelo Instituto.

Baseado no clássico da literatura mundial O Corcunda de Notre Dame, o espetáculo foi re-significado pelo Instituto SER. "Construímos um espaço reflexivo da inclusão, com a beleza cênica e musical permitidos por esta grande obra, baseado na ópera-rock de produção francesa de Luc Plamondon e Richard Cocciante, Le Bossu de Notre-Dame", conta a diretora do Instituto, Claudia Dubard Fróes Lima. Segundo Claudia, que também é coreografa e bailarina, o tema Quasímodo fez parte de um planejamento transdisciplinar de 2008, onde cada área de acordo com a sua especificidade levou os educandos a refletirem sobre aparências e essência na subjetividade humana e as diferenças nos aspectos étnicos sociais e culturais marcando a linha de tempo da idade média à contemporânea."Venha conosco re(viver) as emoções deste clássico, a plasticidade desta execução, a beleza cênica, os figurinos, os arranjos musicais e traduções do original realizados com brilhantismo, o coral e cantores extraordinários, os bailarinos e malabaristas, a banda e as acrobacias aéreas e compartilhar conosco deste espaço social de valorização das potencialidades humanas."

Esta será a segunda apresentação do musical que tem como principais objetivos entender e compreender a ação e reação dos personagens, perceber as diferenças sociais e promover a inclusão. "A nossa expectativa é de ampliar a rede social e poder compartilhar com um público comunitário temas tão importantes e fortalecer o humanismo no respeito à convivência, a diferença e subjetividade humana."

Os ingressos estão a venda com preços promocionais na Secretaria do Instituto SER. Contatos podem ser feitos pelo e-mail: comunicacao@institutoser.com.br e pelo fone/fax: (019) 3272 2520.

Nenhum comentário: