25 de mai de 2009

Prédio da RGE em Caxias do Sul recebe certificação de acessibilidade

O prédio que abriga a sede da Rio Grande Energia (RGE), em Caxias do Sul, é o primeiro da região Sul do Brasil a receber a certificação de acessibilidade para pessoas com deficiência. A NBR 9050 foi concedida à concessionária após auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, no início de março.

No Brasil, apenas mais um prédio, localizado em São Paulo, possui esta certificação. Segundo o censo de 2000 do IBGE cerca de 25 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, nove milhões deles em idade produtiva. Na sede da RGE, a circulação de visitantes e colaboradores com deficiência é facilitada através de um layout planejado, da existência de rampas, plataformas, mobiliário com altura adequada e sinalização tátil de alerta em todos os acessos.Segundo a empresa, o programa de acessibilidade na sede da RGE é resultado de uma pesquisa elaborada pelo Departamento de Infraestrutura e Logística, que visitou empresas com experiência na área, buscou soluções junto a fornecedores e conscientizou os colaboradores sobre a importância do tema.

Atualmente, a concessionária de energia conta com 64 colaboradores com deficiência. As adequações também beneficiam clientes e visitantes, que circulam pelo prédio.
Texto de Martha Caus

Nenhum comentário: