27 de jul de 2009

Abertura da Olimpíada Estadual da APAE é marcada pela emoção

Araraquara está sediando até a próxima terça-feira, dia 28, da 16ª Olimpíada das APAEs do Estado de São Paulo. São cerca de 500 atletas de 14 delegações dos Conselhos Regionais das APAEs do Estado, com o objetivo de proporcionar o intercâmbio social à prática esportiva, das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A abertura aconteceu na noite de sexta-feira, dia 24, na quadra do SESC Araraquara, com a presença dos atletas, autoridades e convidados. O destaque ficou para a presença do atleta medalhista olímpico, o velocista Claudinei Quirino.
Ele fez a entrada da Tocha e o acendimento da Pira Olímpica, num dos momentos de maior emoção da solenidade. Na fala das autoridades, a presidente da unidade da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - de Araraquara, Elisabeth Monteiro de Felice, agradeceu ao apoio recebido dos parceiros para a organização da olimpíada, destacando que a primeira vitória já foi conquistada. “A alegria que vemos nos olhos destas pessoas especialmente maravilhosas que participam dos jogos, nos mostram que todo o esforço que fizemos para organizar esta olimpíada em Araraquara, já valeu a pena. Todos somos vencedores”, afirmou Elisabeth.

Para presidente da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, Dr Marco Aurélio Ubiali, Araraquara foi ousada em aceitar receber a Olimpíada Estadual. “Dois anos depois de organizar a Olimpíada Nacional na cidade, com 20 estados do país participando, Araraquara mostra novamente capacidade e arrojo. Parabéns pela perseverança dos organizadores”, destacou Dr Ubiali. O vereador Carlos Nascimento (PT), representando o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Napeloso (DEM), fez uma fala de motivação aos atletas. “Vivam momentos de congraçamento. O desafio maior é ser feliz. Todos tem algo a dizer. Então digam com o coração feliz”, disse Nascimento, que esteve acompanhados dos vereadores Aluísio Brás (PMDB), Márcia Lia e Édio Lopes (PT) e Dr Lapena (PV). O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) encerrou as falas das autoridades parabenizando a equipe da APAE de Araraquara que organizou o evento, e afirmou o grande valor do trabalho que APAE realiza. “Vocês ajudam na construção de uma sociedade melhor e mais justa. Pais, amigos, os assitidos, os voluntários, os profissionais e as instituições parceiras – públicas e privadas – formam uma grande rede que atua na promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social”, completou o prefeito Marcelo. A 16ª Olimpíada das APAEs do Estado de São Paulo é organizada pela APAE de Araraquara e pela Federação das APAEs do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo e a Prefeitura do Município.

Os atletas, pessoas com deficiência, participam da competição em diversas modalidades adaptadas. Cada Conselho Regional representa uma região do estado composto pelas unidades da APAE das cidades em torno. A atuação da APAE representa o maior movimento filantrópico do Brasil e do mundo, na sua área de atuação.
Fonte: www.jornaloimparcial.com.br

Nenhum comentário: