24 de jul de 2009

Aniversário da Lei de Cotas

Criada em 1991 e regulamentada por decreto em 1999, a Lei 8.213 é um marco divisor no esforço de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ao tornar obrigatória, para empresas com mais de cem funcionários, a reserva de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência, antes marginalizadas nos processos de recrutamento e seleção, essa lei contribuiu para acelerar o processo de inclusão social e provocou empresas e organizações de terceiro setor a se especializarem na capacitação profissional e na colocação desse público.

A necessidade de cumprir a Lei de Cotas alavancou a implementação de uma rede de serviços e muitas pessoas com deficiência estão conquistando espaço no mercado de trabalho, mas muitos empregadores ainda estão desafiando a legislação. A baixa qualificação e o desconhecimento das exigências do mercado também são dois entraves importantes à colocação profissional dos deficientes.

Hoje, dia 24 de julho, a Lei de Cotas completa 18 anos e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizarão o evento Lei de Cotas - Resgatando o passado, Trabalhando o Presente e Construindo o Futuro, em comemoração ao aniversário da lei.

Será feito um balanço das principais ameaças e oportunidades no processo de inclusão das pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho, com a apresentação de casos exitosos de empresas e instituições e da "Carta de São Paulo em Apoio à Lei de Cotas".

Evento: Lei de Cotas - Resgatando o passado, Trabalhando o Presente e Construindo o Futuro
Data: 24/07
Horário: Das 8h00 às 12h00
Onde: No auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Portão 10 do Memorial da América Latina (Av. Áuro Soares de Moura Andrade, 564 - Barra Funda, São Paulo, próximo ao terminal e estação de metrô Barra Funda).
Fonte: Sentidos

Nenhum comentário: