13 de jul de 2009

Inclusão Eficiente inseriu 320% mais pessoas com deficiência

De janeiro a maio de 2009, o programa da Secretaria Municipal do Trabalho ajudou a colocar 1.444 pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Esse aumento é atribuído à qualificação dos funcionários do Centro de Apoio ao Trabalho.

O programa Inclusão Eficiente, da Secretaria Municipal do Trabalho, ajudou a colocar, de janeiro a maio deste ano, 1.444 pessoas com deficiência no mercado de trabalho, um aumento de 320% em relação às 344 pessoas inseridas em igual período de 2008.

A supervisora do programa, Daiane Oliveira de Paula, atribui o aumento do número de pessoas com deficiência colocadas no mercado de trabalho por intermédio do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) em 2009 à melhora no investimento feito na qualificação dos funcionários dos CATs, somada à busca constante de parcerias com a iniciativa privada e divulgação do programa.

"Uma das dificuldades que encontrávamos na hora de encaminhar uma pessoa com deficiência era o fato do atendente não saber analisar o perfil da vaga e verificar se o candidato estava apto para participar do processo seletivo. Muitas vezes ele ficava preso ao tipo de deficiência, quando na realidade o que interessa é o perfil do trabalhador, suas habilidades e conhecimentos técnicos", conta Daiane. "Dessa forma, a secretaria optou por investir em capacitação técnica do quadro de funcionários, promovendo o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), quebrando paradigmas no atendimento e buscando parcerias na iniciativa privada, como a Febraban, a Avon e a Teletech".

Homenagem da Avape
O comprometimento da Secretaria Municipal do Trabalho na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho rendeu uma homenagem, conferida pelo Conselho Deliberativo da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape), à secretaria no dia 30 de junho, durante as comemorações de 27 anos de atividades da instituição.

Em média, os CATs contam com mais de 700 oportunidades de trabalho diárias exclusivas para pessoas com deficiência. Existem oportunidades para operador de telemarketing, auxiliar administrativo, linha de produção, atendimento e diversas outras funções e áreas de atuação.
Para participar do processo seletivo, os interessados podem comparecer à unidade do CAT mais próxima de sua residência e apresentar RG, CPF, carteira profissional e laudo médico e/ou de audiometria ou fazer cadastro no portal.
Fonte: jusbrasil


Nenhum comentário: