3 de ago de 2009

Assim Vivemos, 4° Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência acontecerá no Rio, Brasília e São Paulo

No segundo semestre o Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo serão sedes do Assim Vivemos - 4º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. Na programação deste ano predominam filmes centrados nos indivíduos: em suas subjetividades, sentimentos, idéias, conflitos familiares e dramas pessoais, refletindo uma tendência do documentário e da produção artística em todo o mundo.

Criado por Gustavo Acioli e Lara Pozzobon, o Festival, patrocinado pelo Centro Cultural Banco do Brasil, é promovido a cada dois anos. Sua primeira edição foi realizada em 2003, no Rio de Janeiro e em Brasília. Desde então, o festival proporciona todas as acessibilidades nas sessões dos filmes como a audiodescrição (descrição de tudo o que aparece na imagem doos filmes e que não pode ser entendido apenas pelo áudio), legendas com closed caption (inclusive filmes brasileiros), intérpretes de Línguas de Sinais (LIBRAS), catálogos em braille, além de disponibilizar acessos adaptados para pessoas em cadeira de rodas.

O festival será realizado de 04 a 16 de agosto no Rio de Janeiro, de 25 de agosto a 06 de setembro em Brasília e de 07 a 18 de outubro em São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil. Serão exibidos 24 filmes de 13 países. O Brasil participa com quatro produções nacionais. Sentidos à flor da Pele, de Evaldo Mocarzel, Pindorama, de Roberto Berliner, Lula Queiroga e Leo Crivellare, Dreznica, de Anna Azevedo e O Vôo da Cegonha, de Laly Cataguases.

Também serão realizados debates sobre temas específicos congregando pessoas com deficiência, profissionais especializados, professores universitários, diretores de cinema, entre outros.

Todas as sessões terão entrada franca. Veja a programação completa acessando o link:


Fonte: Sentidos.uol.com.br

Nenhum comentário: