18 de set de 2009

Agências e postos bancários deverão se adaptar para atender deficientes

As agências e postos bancários deverão assegurar condições de acessibilidade e de atendimento prioritário para pessoas com diferentes tipos de deficiência (física, visual, auditiva e mental). É o que prevê um termo de ajustamento de conduta firmado entre Ministério Público Federal no Ceará, Ministério Público do Estado do Ceará e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Entre outras medidas que constam no termo estão: adaptações do mobiliário; disponibilização de rampas de acesso ou equipamentos eletromecânicos de deslocamento vertical; instalação de assentos de uso preferencial; atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais); oferta de extrato mensal de conta corrente em braile; reserva de vagas em estacionamentos com a devida sinalização; instalação de sanitários adaptados; disponibilização de terminais de auto-atendimento adaptados.

O termo de ajustamento de conduta estabelece metas a serem cumpridas pelas instituições financeiras, com prazos e percentuais das agências, postos e terminais de auto-atendimento que devem ser adaptados. Ao final de cada período, os bancos terão que apresentar relatórios. Em caso de descumprimento das metas ou de não prestação de contas ficarão sujeitos a multa.
De acordo com a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Nilce Cunha, há muito tempo se vem lutando para que os bancos façam adequações nas agências. Esse termo de ajustamento de conduta, avalia, "é passo significativo para resgatar a dignidade das pessoas que tenham eventual ou permanente deficiência".

Bancos que aderiram ao termo de ajustamento de conduta:
ABN AMRO REAL
ALFA
BANCO DO BRASIL
BANCO DO NORDESTE
BANCO DE TOKYO-MITSUBISH UFJ BRASIL
BANCO INDUSTRIAL E COMERCIAL (BIC)
BANCO J. SAFRA
BANRISUL
BMG
BPN BRASIL BANCO MÚLTIPLO
BRADESCO
BRB - BANCO DE BRASÍLIA
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
CALYON BRASIL
CITIBANK
CITICARD
HSBC
ITAÚ
MERCANTIL DO BRASIL
NOSSA CAIXA
RABOBAK INTERNACIONAL BRASIL
SAFRA
SANTANDER
SOFISA
UNIBANCO
Fonte: site da PRR

Um comentário:

Fernando Julião disse...

ola Renata, como este assunto me interessa, fiz um link desse post em meu blog, espero que nao se importe, grato . Fernando http://carapicuibaemfoco.blogspot.comkings