30 de set de 2009

Guga e Agassi defendem projetos sociais

Um encontro entre Gustavo Kuerten e Andre Agassi no último final de semana em Las Vegas permitiu o intercâmbio de experiências entre os dois campeões de Grand Slam que já ocuparam o primeiro lugar no ranking do tênis mundial. A pauta da reunião envolveu o esporte que os identifica, mas de maneira transversal, já que Guga e Agassi conversaram sobre as instituições sociais que ambos mantêm, respectivamente em Florianópolis e Las Vegas, criadas a partir das vitórias no circuito profissional. Um dos objetivos da viagem de Guga era conhecer o trabalho realizado pela Agassi Foundation, organização fundada em 1994 com o propósito de oferecer oportunidades de educação para jovens em situação de risco. Sete anos mais tarde o vencedor de oito torneios Grand Slam inaugurava a Andre Agassi Preparatory Academy (Agassi Prep) que atualmente garante formação para 630 crianças e adolescentes a partir do jardim de infância até o ensino médio. Em junho a escola comemorou a formatura de 34 alunos com ingresso garantido em universidades americanas.

Guga explicou a Agassi que o trabalho desenvolvido pelo Instituto Guga Kuerten beneficia os alunos das escolas públicas e as pessoas com deficiência em Santa Catarina. Criado em 2000, o IGK tem como meta promover a inclusão social das crianças e adolescentes, utilizando o esporte como ferramenta estratégica para obter esse resultado. O processo de atuação do Instituto Guga Kuerten se divide em três linhas essenciais: os núcleos esportivos e educacionais que oferecem atividades direcionadas para os jovens no contraturno da escola; o fundo de apoio a projetos sociais que fornece suporte técnico e financeiro a entidades que trabalham com pessoas com deficiência, e os projetos especiais, atividades desenvolvidas anualmente como o Prêmio IGK, colônias de férias para pessoas deficientes e ações pontuais, como a que foi realizada em prol das famílias vítimas das enchentes em Santa Catarina, ações que já beneficiaram diretamente um público estimado em 32 mil pessoas.

Além da reunião Gustavo Kuerten também participou do evento anual que arrecada doações para a fundação de Agassi, o Andre Agassi Charitable Foundation´s Grand Slam, na noite do último sábado (26). “O Agassi sempre foi um exemplo para mim, convivi bastante com ele no circuito. Esta oportunidade de ter vindo aqui conhecer a Andre Agassi Foundation, e de vivenciar mais de perto suas ações, vai servir de exemplo para novos desafios dentro do IGK e quem sabe começar uma parceria que sirva como uma aliança duradoura entre as duas instituições”, declarou o tricampeão de Roland Garros.
Fonte: Esporte Site

Nenhum comentário: