17 de set de 2009

Sesi capacita pessoas com deficiência em SC

Os cursos de ensino fundamental, médio, informática e capacitação para o trabalho, ministrados na Unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) da Grande Florianópolis, já atendem 100 estudantes, todas pessoas com algum tipo de deficiência.

O Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria, que visa elevar a escolaridade para contribuir na inclusão destas pessoas no mercado de trabalho, é composto por uma série de ações.

Na primeira é feito um censo da pessoa com deficiência nos municípios de Santa Catarina em que há representatividade industrial e interesse dos empresários locais. É a partir destas informações que se identifica o perfil socioprofissional das pessoas com deficiência. Em outra etapa do programa, o Sesi mobiliza e sensibiliza indústrias e pessoas com deficiência.

Outra ação deste projeto é oferecer cursos de ensino fundamental e médio, ministrados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, com metodologia e salas de aula com recursos adequados a cada tipo de deficiência.

Unidades de educação como a de São José também são oferecidas nos municípios de Caçador, Joinville, Brusque, Blumenau, Videira e Jaraguá do Sul, além de Marau, no Rio Grande do Sul.
Os cursos também podem ser ministrados em salas de aulas das empresas promotoras. Cerca de 600 alunos estão matriculados e mais de 46 indústrias do estado são parceiras no projeto.
Informações sobre as aulas do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria: (48) 3381-9100.
Fonte: Clic RBS

Um comentário:

Paula disse...

Olá, Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo de Joinville, e meu TCC será uma "Escola técnica para portadores de deficiência" gostaria de uma ajuda para realizar este trabalho, de visitar uma dessas escolas, a de Joinville, Florianópolis... Aquela que você melhor me indicar... Teria como me fornecer o contato das pessoas que devo entrar em contato?
Obs: se possível algumas referências de textos, livros ou até mesmo de um lugar que tenha uma escola modelo para me indicar.

Grata

Paula Regina