2 de set de 2009

VI Semana da Pessoa com Deficiência reúne 1,5 mil pessoas

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram das atividades da VI Semana da Pessoa com Deficiência, que foi realizada integralmente pela Prefeitura de Vinhedo em parceria com o Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência entre os dias 24 de 30 de agosto.
O encerramento das atividades da semana aconteceu no último sábado, dia 29, com o I Festival Inclusivo de Esportes, realizado no Centro Integrado de Cidadania Eduardo Von Zuben, na Capela.

O prefeito Milton Serafim anunciou durante o festival o lançamento do Cadastro Único da Pessoa com Deficiência. O Cadastro vai possibilitar um censo dos deficientes na cidade, identificados por uma carteirinha que poderá ser utilizada nas atividades de todas as secretarias e pelas instituições que assistem as pessoas com deficiência. Para marcar o lançamento, o prefeito entregou o primeiro formulário e a primeira carteirinha ao presidente do Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência, Luis Fernando Cavalli.

As pessoas com deficiência interessadas em obter a carteirinha devem procurar a Secretaria de Esporte e Lazer e retirar o formulário. Mais informações pelo telefone 3846-7155.

O Festival Inclusivo de Esportes contou com representantes de Vinhedo e também da região como o PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas), da Secretaria de Esportes de Jundiaí, e da Associação de Esportes Adaptados de Campinas (Adeacamp), Tigres, de São Paulo, e Associação dos Policiais Militares com Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP), demonstrando as modalidades de capoeira, golbol, futsal adaptado, hóquei adaptado, ciclismo adaptado, esgrima adaptada, basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, futebol de cegos, mergulho adaptado, tirolesa, canoagem, tênis de mesa entre outras atividades como a apresentação da nadadora Raquel Viel. O mantenedor do Colégio Santanna, Antonio Hugo Teixeira, responsável pelo patrocínio da atleta, recebeu uma homenagem das mãos do Secretário Gustavo Zampieri por dirigir a primeira empresa da cidade a patrocinar um atleta com deficiência.

A programação da Semana apresentou palestras, vivências, debates e apresentações nas áreas de Cultura com a função de mobilizar e conscientizar a população desmistificando os preconceitos em relação às pessoas com deficiência.

O encerramento oficial da VI Semana da Pessoa com Deficiência foi realizado no domingo, dia 30, durante o I Festival de Inverno de Vinhedo, com pronunciamento de Luis Fernando Cavalli e atrações como a pintora Daniela Caburro (pintura com boca) e do Cau do Teclado (Deficiente Visual).
Fonte: Jornal de Vinhedo

Nenhum comentário: