11 de out de 2009

Dica de livro: A Pessoa com Deficiência e o Trabalho

Dos 65,6 milhões de habitantes brasileiros, nove milhões possuem alguma deficiência. Desse montante, 48,39% está no mercado de trabalho e ocupa funções no setor de serviços, principalmente em corporações e órgãos governamentais. Esse dado demonstra uma preocupação cada vez maior do Governo com esses cidadãos, que graças a leis e diretrizes que defendem os seus direitos, inserem-se no mercado de forma jamais vista. Projeções otimistas apontam para uma participação cada vez maior nesse cenário.

Mas, para que esse belo painel seja pintado, é necessário que o mercado e os profissionais que trabalham diretamente com deficientes físicos estejam sempre se renovando. A idéia é proporcionar as melhores estruturas e condições de trabalho para esses cidadãos.

Foi com esse pensamento que o médico Paulo Rebelo, resolveu escrever A Pessoa com Deficiência e o Trabalho. Com uma linguagem clara e a tranqüilidade e a experiência inerente àqueles que lidam há anos com esse desafio, o Dr. Paulo nos entrega uma obra rica sobre o tema.Ao longo das 136 páginas, o médico mostra como os profissionais de diversos ramos (Administração, Sociologia, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, etc) podem contribuir para a reintegração e reabilitação social dos cidadãos com deficiência. Para isso, o autor destaca algumas medidas como a importância da preparação do local de trabalho para receber os trabalhadores deficientes e as diretrizes para que exista um acompanhamento especial desses cidadãos em suas funções.

Conteúdo:

No Mundo do Trabalho


Com Responsabilidade Social


Doença e Trabalho


Criando Oportunidades e Derrubando Barreiras


A Pessoa com Deficiência e o Mercado de Trabalho


A Legislação e o Deficiente


Como Gerir no Trabalho Pessoas com Deficiência


A Avaliação da Saúde do Trabalhador com Deficiência


Envelhecimento e Capacidade Funcional


A Reabilitação e a Readaptação do Profissional


A Interação com o Deficiente


Para Não Esquecer





Só um comentário: Eu tive aoportunidade de ler este livro e o considero fundamental para quem tem interesse em assuntos relacionados à acessibilidade. Foi imprescindível na conclusão de meu trabalho final de pós-graduação em acessibilidade (Renata Caletti).

Nenhum comentário: