11 de nov de 2009

Intel lança e-reader para pessoas com deficiência visual

A Intel começou a vender nesta terça-feira (10/11) um leitor de e-books que tira fotos de páginas de livros e jornais e converte o texto em fala. Batizado de Intel Reader, o dispositivo pretende ajudar pessoas com deficiência visual ou dislexia, de acordo com Bem Foss, diretor de tecnologia da Intel e idealizador do aparelho. “É feito para dar independência e acesso à leitura.”

Do tamanho de uma folha de papel, o dispositivo tem uma câmera de 5 megapixels com um sistema de conversão de texto em fala. O aparelho conta com 2 Gigabytes para armazenamento, o equivalente a cerca de 600 páginas escaneadas.

O funcionamento do dispositivo é simples. Basta que os usuários coloquem o aparelho um pouco acima da página que desejam ler. Assim, o dispositivo tira a foto e, em segundos, converte automaticamente o conteúdo em texto, que pode ser demonstrado em uma fonte grande ou lido em voz alta. O aparelho suporta arquivos MP3, WAV, além de formatos de texto, e pode tocar arquivos de áudio. A bateria tem duração de até quatro horas. Por enquanto, o dispositivo estará disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido. A companhia pretende distribui-lo em outros países no futuro, de acordo com Foss. O reader custa em torno de US$ 1.500 (o equivalente a R$ 2.550). A Intel também deve fabricar um suporte para o leitor que poderá segurar e carregar o aparelho enquanto ele estiver sendo usado para leitura de um grande número de páginas.
Fonte: globo.com

Nenhum comentário: