3 de dez de 2009

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O mundo celebra hoje, dia 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiências. Segundo comunicado emitido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, a data serve para relembrar a importância da ratificação da Convenção pelos Direitos dos Deficientes, que entrou em vigor em maio de 2008.

Vinte países ratificaram o tratado o ano passado, número que aumentou para 75 em 2009. A Convenção garante a melhora nas vidas de 650 milhões de pessoas com deficiências no mundo. Segundo o Comitê pelos Direitos das Pessoas com Deficiências, órgão independente do Alto Comissariado formado por especialistas no assunto, ainda há muito progresso para ser feito.


O Comitê cita a privação pelo direito de agir como um dos exemplos, já que os deficientes tem quase sempre seu poder de decisão transferido para outra pessoa em tribunais e processos legais.

A gerente de atendimento especializado da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Maria Cristina Felippe, disse à Rádio ONU, de São Paulo, que o Brasil tem mais de 16 milhões de deficientes visuais, de acordo com dados do IBGE. Ela afirmou que é preciso focar no potencial dessas pessoas. "Nós temos que olhar o deficiente visual ou qualquer deficiência, a pessoa com deficiência, olhar as suas potencialidades porque as perdas existem. Mas, antes de tudo, por ser uma pessoa, ela tem grandes possibilidades e é atrás da potencialidade que nós temos que ir em busca", afirmou. O cantor e compositor Stevie Wonder, cego desde o nascimento, será nomeado oficialmente nesta quinta-feira Mensageiro da Paz da ONU.

Fonte: O reporter

Nenhum comentário: