5 de dez de 2009

Memorial da Inclusão

A cidade de São Paulo passou a sediar o único, maior e mais completo memorial que resgata os personagens, as lutas e as conquistas pelos direitos da pessoa com deficiência da América Latina. O Memorial da Inclusão reunirá, em um só espaço, fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que viabilizaram conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

O local visa também registrar e resgatar um dos períodos mais importantes da história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, que ocorreu no início dos anos 80 e que culminou, em 1981, com a criação do Ano Internacional da Pessoa com Deficiência (AIPD), pela ONU.

Um dos destaques do lugar, a Sala Preparatória dos Sentidos, será um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor. A ideia é a de que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão e audição. Outra novidade foi a instalação de sound tubes, para pessoas com deficiência visual que não leem em braile. Ao se colocar sob estes equipamentos, que fazem a audiodescrição dos painéis, a pessoa poderá ouvir toda a história contada na obra. Ainda sob o sound tube, há uma bancada com o texto em braile.
Fonte: Guia SP

Nenhum comentário: