3 de fev de 2010

Jangada acessível foi lançada hoje em Maceió

Desfrutar da beleza das piscinas naturais da Praia de Pajuçara até pouco tempo parecia ser impossível para as pessoas com deficiência física, em especial para os cadeirantes, mas hoje esta realidade é outra e Maceió ganhou nesta quarta-feira, 3, a primeira jangada acessível.

No lançamento da jangada estiveram presentes para prestigiar esta conquista o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas- Adefal Luiz Carlos Santana, o vereador por Maribondo José Batista e a vereadora por Maceió Roseane Cavalcante, todos cadeirantes.

A jangada acessível em seu primeiro dia na rota das piscinas naturais de Pajuçara foi um verdadeiro sucesso
e agradou a todos, inclusive aos turistas com deficiência que já estavam à espera por um passeio para o verdadeiro paraíso das águas.
O projeto da jangada acessível é de autoria do arquiteto e urbanista Jorge Luiz Silva com o apoio da Prefeitura de Maceió, e tem como objetivo proporcionar o acesso para os deficientes físicos realizarem o passeio às piscinas naturais da Pajuçara de forma segura e confortável.
A jangada foi projetada para cinco passageiros, destes dois cadeirantes. Mais larga e extensa do que as jangadas convencionais, a jangada acessível possui uma maior estabilidade o que garante a segurança da embarcação.

Já para facilitar o acesso dos cadeirantes até a beira mar foi confeccionado uma esteira de bambu com 5 metros de cumprimento e 1,60 m de largura o que proporciona total condição de acesso a embarcação.

Ao falar da inovação turística do projeto o presidente da Adefal, Luiz Carlos Santana destacou de forma bastante positiva a jangada acessível. “Este projeto possibilitou a nós cadeirantes desfrutar de um dos mais belos passeios
de nossa Cidade. Acredito que Maceió está dando um grande passo com esse projeto. É importante ter a consciência que acessibilidade não se trata apenas de rampas e calçadas, trata de um contexto geral onde se pensa em acessibilidade em vários segmentos como: na saúde, na educação, no esporte, na cultura e no lazer”, finalizou Santana.
Fonte: Assessoria/Adefal

Nenhum comentário: