26 de mar de 2010

Vivo promove acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Festival de Curitiba

A Vivo, operadora oficial do Festival de Curitiba, promove sessão especial de audiodescrição para pessoas com deficiência visual na peça, "Farsa da Boa Preguiça", que ocorre neste final de semana (dias 27 e 28), às 21h, no Teatro Positivo.

A audiodescrição será realizada por dois especialistas de São Paulo e voluntários da Vivo que atuam no Paraná. O recurso consiste na tradução do visual para o verbal. Esta tradução audiovisual caracteriza-se pela descrição objetiva de imagens que, paralelamente e em conjunto com as falas originais, permite uma maior compreensão do produto audiovisual, contribuindo para a inclusão cultural das pessoas com deficiência visual. A Vivo tem contribuído para a divulgação e implementação do recurso no Brasil.

Segundo o diretor territorial da Vivo no Paraná e Santa Catarina, Antonio Pizarro, a operadora já interage com as pessoas com deficiência visual por meio do Vivo Voluntário, transcrevendo obras em braille e participando de diferentes atividades com instituições no Estado.
"Convidamos 80 pessoas, de diferentes instituições da cidade, para assistir a esta montagem com o recurso da audiodescrição, que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual aos produtos audiovisuais", declara. Além disso, a operadora oferecerá as pessoas com deficiência visual, a sinopse da peça nas versões em braile e com letras ampliadas para baixa visão.
As instituições convidadas pela operadora foram: Instituto Paranaense de Cegos; ADEVIPAR - Associação de Deficientes Visuais do Paraná; Secretaria Estadual de Educação - Setor Educação Especial e UNILEHU - Universidade Livre para Eficiência Humana.

Descontos diferenciados - Clientes Vivo têm desconto de 50% nos ingressos do Festival de Teatro de Curitiba. Basta enviar um SMS para 22211, e apresentar a resposta nas duas bilheterias oficiais do Festival. Além disso, para receber a programação completa do Festival no celular, basta enviar a palavra FESTIVAL para o número 4000 e acompanhar as novidades.
Nos teatros que apresentam as principais peças, a operadora também montou um stand com promotores, que estarão cadastrando o público para o sorteio de um aparelho Nokia, ao final do espetáculo.

A peça - Com autoria de Ariano Suassuna e direção de João das Neves, a peça possui um texto rimado, cheio de humor e uma montagem que mistura atores e mamulengos (fantoches típicos de Pernambuco). Indicada para todas as idades, narra a história de Joaquim Simão, poeta de cordel, pobre e preguiçoso, que só pensa em dormir. Joaquim é casado com Nevinha, mulher religiosa e dedicada ao marido e aos
filhos. Três demônios fazem de tudo para que o pobre casal se renda a tentação e caia no pecado, enquanto dois santos tentam intervir. Jesus observa e avalia tudo. A partir daí, situações inusitadas fazem deste espetáculo uma mistura cultural muito divertida.

Serviço: Farsa da Boa PreguiçaDias 27 e 28 de março, às 21h.Teatro Positivo - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300Campo Comprido - Curitiba - PR

Fonte: Panashop

Um comentário:

Blog da Audiodescrição disse...

Renata,

A VIVO tem sido uma grande parceira da audiodescrição no Brasil. Todas as peças encenadas no Teatro VIVO em São Paulo contam com o recurso há 3 anos, promoveu apresentações de ópera em São Paulo e Manaus com audiodescrição, e agora em Curitiba.

A intenção da VIVO é fazer que a audiodescrição seja incluída nos teatros que administra em todas as capitais dos estados em que a VIVO opera.

Pena que o Ministério das Comunicações não tem a mesma visão e não está permitindo que a audiodescrição também aconteça na televisão brasileira!