20 de abr de 2010

Livro que aborda o Desenho Universal será lançado em São Paulo, na Livraria da Vila

No dia 03 de maio será lançado o livro Desenho Universal - Caminhos da acessibilidade no Brasil, na livraria da Vila-Lorena, em São Paulo. A publicação de autoria de Adriana R. de Almeida Prado, Maria Elisabete Lopes e Sheila Walbe Ornstein reúne 22 textos de profissionais, pesquisadores e professores de todo o Brasil.

Em suas 306 páginas, a obra aborda temas como o ensino e a pesquisa do Desenho Universal nas escolas de arquitetura, engenharia, design e a interação de todo e qualquer cidadão-usuário com o desenho da cidade e sua arquitetura, tendo em vista possíveis limitações físicas ou cognitivas. Organizado em quatro capítulos - Conceituação e Procedimentos Metodológicos; Ambientes para a Moradia e para a Educação; Políticas de Acessibilidade: edilícias, urbanísticas, de transportes e de turismo; e Gestão no Processo de Projeto.

O livro tem prefácio do Prof. Dr. Wolfgang F.E. Preiser, co-editor do Universal Design Handbook (Mc Graw Hill, 2001), que apresenta, numa perspectiva internacional, a literatura, os principais eventos científicos e aplicações do Desenho Universal em termos de produtos, ambientes urbanos construídos e em uso.

Lançamento:
Dia 03/05, segunda-feira, das 19h às 22h.
Alameda Lorena, nº. 1731 - Jardim Paulista - São Paulo - SP.
(11) 3062.1063
Desenho Universal - Caminhos da acessibilidade no Brasil
Formato: 16 x 23 cm, 306 páginas
ISBN: 978-85-391-0055-2
Publicado por Annablume Editora

Fonte: Sentidos