8 de jun de 2010

Semadur lança guias e inovações digitais para projeto urbano

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) lançou o Sistema de Aprovação Digital de Empreendimentos. O sistema de aprovação digital, voltado para engenheiros, arquitetos e empresas cadastradas na prefeitura, busca oferecer um pacote de ferramentas de trabalho, constituído pelos seguintes tópicos: aprovação digital de projetos urbanísticos, guia de acessibilidade, guia de calçadas e guia prático de arborização urbana.

A aprovação de projetos e a emissão do alvará de construção vão ter toda a tramitação legal, desde o protocolo inicial até a aprovação do projeto, por meio digital e pela internet. A iniciativa possibilita cadastrar projetos e enviar arquivos, acompanhar toda a tramitação do processo e corrigir ou substituir a documentação, o memorial e o próprio projeto durante os procedimentos de análise.

O guia de acessibilidade é um instrumento que esclarece, de forma prática e sistemática, a atual legislação em vigor. O objetivo é auxiliar os profissionais responsáveis pela concepção de desenho do espaço público, de habitações, de equipamentos coletivos e demais construções, e garantir o acesso apropriado a todos os cidadãos.

O guia de calçadas vai orientar os arquitetos e engenheiros na elaboração do projeto de calçadas, na construção e manutenção do passeio público de acordo com a legislação e as normas técnicas em vigor.

Já o guia prático de arborização urbana vai ao encontro da vocação de Campo Grande, considerada uma das cidades mais arborizadas do país. O manual apresenta os procedimentos e as técnicas corretas para o planejamento e o manejo da arborização no município.
Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário: