31 de ago de 2010

Conheça sistemas operacionais gratuitos para deficientes visuais

Iniciativas nacionais de adaptações de sistemas operacionais estão facilitando o dia a dia de pessoas com deficiência visual. Aplicativos fazem a leitura de texto na tela de um computador e emitem o seu conteúdo por áudio, permitem a navegação na internet, uso de mensageiros instantâneos e a criação de documentos de texto, apresentações ou planilha de cálculo através de programas de acessibilidade.

Entre essas iniciativas, destacam-se duas distribuições Linux (sistema operacional de código aberto) customizadas para atender as necessidades de quem tem dificuldades de leitura ou possui deficiência visual completa.

Uma dessas iniciativas é o linuxacessivel.org, que é baseado no Ubuntu Linux. Os seus recursos de acessibilidade ficam disponíveis desde a sua inicialização, permitindo que o próprio usuário com dificuldade de visão faça a instalação sozinho. Os principais aplicativos já estão configurados para funcionar com o Orca*, além de contar com suíte de escritório, navegador de internet, tocador de mp3, mensageiro instantâneo, reprodutor de vídeos etc.
O linuxacessivel.org pode ser instalado num desktop ou notebook com configuração básica. Não possui custo de licença e é distribuído num Live CD.

Outra alternativa de sistema operacional é o BRASILLINUX DOSVOX, um sistema operacional que funciona por comando de voz. Baseado no Debian Lenny 5.03 pt-BR, o idioma padrão é português brasileiro, podendo ser instalado num computador pessoal, sem precisar de um hardware de última geração.

Na instalação padrão, acompanha uma suíte de escritório, navegador de internet, gerenciador de instalação de programas, editor de imagens e aplicativos educacionais. O seu instalador é um Live DVD.

Baixatudo: download alternativo do linuxacessivel.org
*Orca é uma tecnologia de acessibilidade, com código aberto, que combina síntese de fala, braile e ampliação de tela. Foi desenvolvida para facilitar o acesso de deficientes visuais a computadores.
Fonte: G1
Texto: Ronaldo Prass: Programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

Um comentário:

xDaniloCunha disse...

Legal, espero em breve disponibilizar uma versão free do SHIVA.