7 de dez de 2010

Pessoas que sofrem de paralisia da cintura para baixo podem ter ganhado uma esperança de andar novamente graças a um par de “calças-robóticas” inventadas pelo israelense Amit Goffer. O próprio criador sofre de paralisia causada por um acidente de carro em 1997. O acidente o inspirou a criar um aparelho que o libertasse da cadeira de rodas.

Batizadas de ReWalk, as calças usam sensores e motores para permitir que paraplégicos possam andar e até subir escadas. Usadas por cimas das roupas, as calças são equipadas com juntas motorizadas ativadas pelos sensores, que respondem a movimentos súbitos da parte superior do corpo o ajuste da estabilidade é feito com ajuda de muletas.

Goffer fundou a empresa Argo Medical Techonologis para comercializar o aparelho que estará disponívei a partir de janeiro de 2011 em centros de reabilitação ao redor do mundo, depois de vários anos de testes em clínicas de Israel e dos EUA. O custo das calças-robóticas é alto: US$ 100 mil por unidade.

Apesar de criador da tecnologia, Goffer não poderá fazer uso dela, pelo menos não dessa versão. O acidente que sofreu o deixou paralisado do pescoço para baixo e o aparelho depende de movimentos das mãos e dos ombros para ser operado. Goffer, no entanto, já está trabalhando em uma versão para tetraplégicos.

No site do jornal The Daily Mail é possível ver um vídeo do ReWalk em ação.
Fonte: msn

4 comentários:

Márcia Raquel disse...

Admiramos o seu blog, por isso viemos entregar o selo Cantinho Inclusivo.

Vc o encontra no endereço abaixo:

http://escolasinclusivas.blogspot.com/2010/12/selinho-cantinho-inclusivo.html

Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Abraço fraterno
Kekel

mãe de uma criança especial disse...

Feliz Natal,to deixando um selinho especial para você no meu blog.Bjnhos...

Designer Marcio Dupont C. de C. disse...

oi leia o meu artigo sobre design inclusivo.
http://www.bdxpert.com/2011/01/10/design-inclusivo-vai-alem-da-arquitetura-e-da-acessibilidade/

obrigado.

Larissa Nascimento disse...

Bem interessante esse novo mecanismo. Seu blog está show. Parabéns.