28 de mai de 2010

Autoescolas devem ter veículos adaptados

A Lei Municipal 3.702/2009 dispõe sobre os Centros de Formação de Condutores sediados no Município de Aracaju, determina a disponibilização de veículos adaptados para o aprendizado de pessoas com deficiência.

O Ministério Público de Sergipe, através da Promotoria Especializada dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência, realizou audiência pública, na manhã do dia 27 de maio, com o intuito de determinar o cumprimento da Legislação pelas autoescolas da capital, viabilizando o acesso das pessoas com deficiência à Carteira Nacional de Habilitação.

A audiência, presidida pela promotora de justiça Berenice Andrade Melo, contou com a presença de representantes de vários Órgãos envolvidos na temática. O representante da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – SMTT informou que, tanto aquela secretaria, quanto o departamento de trânsito do Estado de Sergipe – DETRAN, possuem um centro de formação de condutores para habilitar os cidadãos carentes de Aracaju e do Estado de Sergipe, mas que, ambos não possuem veículos adaptados.

Representantes de autoescolas alegam que o artigo 2º da referida Lei Municipal determina que o número de veículos adaptados, a serem adquiridos pelos centros, deverá ser compatível com a demanda e que não possuem relação do número de pessoas solicitantes do serviço. Disseram, ainda, que não foram notificados pelo Poder Executivo para cumprimento da Lei.

A promotora de justiça Berenice Melo registrou a dificuldade que as pessoas com deficiência enfrentam para aprender a dirigir em carro convencional. “Fica mais fácil aprender a dirigir no veículo adaptado para, posteriormente, adquirir seu próprio veículo, com mais segurança”, disse.

Todos os presentes mostraram disposição em dar cumprimento à norma e informaram que, para tentar solucionar o problema, referente ao desconhecimento da demanda, o DETRAN deverá disponibilizar a estatística de pessoas com deficiência que procuram o órgão, com o intuito de obterem permissão para dirigir.

A Promotoria, com o objetivo de melhor analisar o assunto, designou a continuação da Audiência para o dia 1º de julho de 2010. O Diretor-Presidente do DETRAN deverá ser oficiado para se fazer presente à Audiência, bem como, no prazo de 15 (quinze) dias, encaminhar estatística e relação atualizada dos Centros de Formação de Condutores credenciados em Aracaju.
Fonte: Assessoria de Comunicação MP/SE

24 de mai de 2010

Giacometti, IBDD e Rede Globo em ação pela pessoa com deficiência

Em ação de responsabilidade social, a Giacometti Propaganda – Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro pelos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD) e a Rede Globo produziram um filme com o objetivo de promover a conscientização em relação aos direitos das pessoas com deficiência, alertando para o fato de que “o assunto ainda é tratado de uma maneira muito pouco séria”. O filme estreia hoje e será exibido nos intervalos da programação da Globo. “Foi um processo de produção bastante singular e rápido, construído com a participação e a boa vontade de todos”, afirma João Santos, diretor de criação associado da Giacometti Propaganda – Rio de Janeiro.

O filme “Novela” é estrelado por Alinne Moraes, sucesso no papel de Luciana em “Viver a Vida”, de Manoel Carlos. Ao lado de uma cadeira de rodas, Alinne passa o recado: “A novela acabou, mas a situação da pessoa com deficiência no Brasil ainda é um drama. Prédios, ruas, calçadas e tantos outros lugares deveriam ter acesso para as pessoas com deficiência, mas ainda não têm. E este assunto ainda é tratado de uma maneira muito pouco séria para dizer o mínimo. Cabe à sociedade se conscientizar que o problema é de todos. Fiscalizar, cobrar, denunciar. Pense nisso. A vida real também pode ter um final feliz.” A presença da atriz traz à lembrança a força da personagem na novela, um exemplo de superação de dificuldades.

O roteiro idealizado por João Santos e Marco Ferreira, da Giacometti, e aprovado por Celso Japiassu e Teresa Amaral, do IBDD, foi levado à Rede Globo, que decidiu gravar com a atriz no mesmo estúdio usado para a novela. A produção conjunta rapidamente ficou pronta para veiculação.

Fonte: Portal da Propaganda

20 de mai de 2010

Fotógrafo cego clica campanha publicitária

Teco Barbero, que já clicou peças para a campanha da Associação Desportiva para Deficientes, conta sobre sua trajetória e técnica de fotografia em filme criado pela agência

A age. acaba de dar mais um passo para reforçar o trabalho da Associação Desportiva para Deficientes (ADD), entidade que luta pela valorização e integração de pessoas com deficiência. A agência criou um documentário sobre Teco Barbero, deficiente visual que fotografou as peças da mais recente campanha da Associação. O filme, que pode ser acessado pelo site http://www.fotografocego.com.br/ ou pelo YouTube, conta sobre a aproximação de Teco com o universo da fotografia e a sua técnica de captação de imagens. Desde que entrou no ar, no mês passado, o documentário já registrou mais de 100 mil acessos pelo site.

Teco Barbero é formado em jornalismo pela Universidade de Sorocaba. Tirou sua primeira foto aos 16 anos, numa viagem para a Suíça. “Foi só porque meu pai reclamou que ele não iria aparecer em foto alguma da viagem”, diz Barbero. Voltou a clicar aos 21, quando participou de um curso de fotografia para cegos idealizado pelo documentarista Werinton Kermes. Lá, aprendeu a fotografar usando o próprio corpo. “Para um fotógrafo cego, o enaquadramento, o foco, a estética, pouco importa. O relevante é que pela foto posso mostrar a maneira que enxergo o mundo” sustenta o jornalista.

No Brasil, Teco Barbero foi o primeiro fotógrafo deficiente visual a clicar uma campanha publicitária. O filme da campanha, que foi veiculada no ano passado, mostrou Teco fotografando um cadeirante da ADD. Além disso, a agência criou um making of da campanha e um hotsite exclusivo com todas as informações da ação. Para dar continuidade à comunicação, a age. pretende convidar fotógrafos renomados do mercado brasileiro para clicar de olhos vendados.

Segundo Carlos Domingos, diretor de criação da age., mostrar que um deficiente pode fazer muito mais do que as pessoas pensam foi a maneira de chamar a atenção do público. “É motivo de muito orgulho poder participar de mais uma campanha impactante para a ADD, que vem gerando muitos comentários e um bom retorno para a instituição. Trabalhar com o Teco foi muito tranquilo, já que é um profissional eficiente e prestativo. Ao contrário do que as pessoas possam pensar, não foi mais fácil nem mais difícil trabalhar com ele. Foi mais um job, como qualquer outro”, finaliza Domingos.
Fonte: Portal da Propaganda

19 de mai de 2010

Folha de S.Paulo estreia coluna sobre acessibilidade

No próximo domingo a Folha de S.Paulo estreia suas reformas editorial e gráfica. Dentre as novidades, está a inserção de 27 novos colunistas, como Eike Batista e Fernanda Torres.
No entanto, no que diz respeito aos articulistas, a grande novidade do jornal é o espaço inédito dado por um grande veículo impresso brasileiro ao tema acessibilidade, mote da coluna do jornalista Jairo Marques, 35, que inovou com o blog "Assim Como Você", na Folha Online, a maneira como as deficiências física e sensorial eram abordadas. A linguagem pesada e o tom sombrio dados ao tema deram lugar a expressões bem humoradas, que contagiaram os leitores (que passaram a replicá-las pela web) e fizeram do blog um dos mais populares do Grupo Folha.

Agora, o desafio de Marques - que passa a acumular a função de colunista com a chefia de reportagem da Agência Folha - é cativar um novo público. Com a estreia de seu espaço quinzenal no caderno "Cotidiano", o jornalista passa a ser um dos primeiros colunistas do mundo a falar sobre acessibilidade na grande mídia.

Marques
Cadeirante desde a infância, em razão das sequelas de poliomielite, estreia a nova coluna na próxima terça-feira (25/05), na página C-2. A reforma geral da Folha de S.Paulo será lançada no próximo domingo (23).
Fonte: Redação Portal da Imprensa

14 de mai de 2010

Acessibilidade será abordada na Casa Cor Mato Grosso 2010

Os Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s) também são alvos da maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, a Casa Cor Mato Grosso. Em sua 8ª edição, será criado um quarto totalmente adaptado, o “Quarto da Lu”, apontando soluções definitivas e práticas no que se refere à acessibilidade.

Sob o tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz!”, a mostra trará diversos materiais certificados com selo verde de grandes empresas do segmento, incluindo a acessibilidade nesses padrões. Além de uma decoração diferenciada, o “Quarto da Lu” disponibilizará equipamentos voltados para a problemática enfrentada por este grupo de pessoas.

Outro detalhe considerado de relevância foi o cuidado com elevadores, rampas e demais aparelhos usados pelos cadeirantes. “Dessa forma, a Casa Cor Mato Grosso realiza uma espécie de resgate social, devido a essa importante ação voltada a esta parcela da sociedade”, apontou o coordenador da mostra, Vagner Giglio.

Ele lembra que a preocupação com o tema já ocorre há muito tempo, na busca pela acessibilidade nos locais onde são realizadas as mostras. “Os eventos são realizados normalmente em imóveis já existentes e cedidos em regime de comodato, impossibilitando mudanças em sua estrutura física, gerando um desafio aos organizadores para achar uma forma de minimizar a dificuldade de acesso dos PNE’s”, disse. A temática, inclusive, é recorrente na Casa Cor Mato Grosso. Em 2008, o banho do deficiente, executado pela arquiteta Paula Hitomi Shimada, customizado nas cores preto, branco e vermelho, com revestimentos de pastilhas cerâmicas com temática Oriental, apresentou soluções e produtos especialmente criados para os PNEs. “E, nesse ano, vamos além desse desafio e certamente será um dos ambientes que surpreenderá”, completou.

A mostra ocorre entre os dias 17 de setembro e 27 de outubro, em três residências especialmente construídas que somam mais de dois mil metros quadrados, no condomínio Florais dos Lagos, da Ginco Empreendimentos.

Apoio - A Casa Cor Mato Grosso possui em nível nacional a empresa Deca, como patrocinador master, as empresas Suvinil e Todeschini como patrocinadores nacionais, e a Stella Artois como apoio nacional. Em nível local, são patrocinadores as empresas Ginco, Todimo, Goldfarb, Cimento Itaú e Votomassa, além do apoio local da Tauro Motors. A empresa Poit Energia entra como fornecedora oficial; a Gráfica Print como a primeira mídia partner do evento no Estado; e o Pantanal Shopping assina o evento como apoio institucional.
Fonte: O Documento

11 de mai de 2010

I Congresso de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Jovens no Mercado de Trabalho

O Instituto de Oportunidade Social (IOS), projeto apoiado pela TOTVS, promoverá o I Congresso de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Jovens no Mercado de Trabalho, que reunirá os principais especialistas do terceiro setor e empresas interessadas em discutir as diretrizes corporativas para viabilizar o desenvolvimento social. O evento será no dia 21 de maio na sede da TOTVS, em São Paulo.

A programação do Congresso inclui palestras do superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo, José Roberto de Melo, e do auditor fiscal do mesmo ministério, José Carlos do Carmo. Os debates abordarão temas relacionados a Lei de Aprendizagem, Lei da Inclusão de Pessoas com Deficiência, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade.

Para compartilhar com os participantes o conhecimento e as estratégias de conscientização adotadas pelas empresas, o evento contará com salas temáticas, nas quais serão apresentados projetos de desenvolvimento social. Entre eles, Alcoa, Sorri Brasil, Talento Incluir, Camp Oeste, Grupo de Diversidade da IBM e RH TOTVS.
Para outras informações e inscrições, acesse
http://blog.ios.org.br/ ou entre em contato pelo telefone (11) 2099-7232. O valor das inscrições, R$190, será revertido para a formatura dos jovens e pessoas com deficiências capacitadas pelo IOS.

Quando - 21 de maio de 2010
Local - São Paulo/SP
Responsável - IOS
Telefone - (11) 2099-7232
Website -
http://blog.ios.org.br/
Fonte: Administradores.com

6 de mai de 2010

Sorocaba recebe Caravana da Inclusão no próximo dia 15

A mobilização para a criação de políticas públicas eficientes para atender às pessoas com deficiência tem percorrido 10 regiões do Estado de São Paulo.

No próximo dia 15, Sorocaba recebe a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, organizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Uvesp (União de Vereadores do Estado de São Paulo).


Nesta quinta-feira, o assessor da Secretaria, Wagner Mendes, e representante da Uvesp estiveram na Câmara de Sorocaba para divulgar o evento. “É muito importante que as pessoas participem. Especialmente os portadores de deficiência”, aponta Mendes. A expectativa é de que pelo menos 600 pessoas participem da mobilização.

A proposta da Caravana é discutir com prefeitos, vereadores, gestores públicos, sociedade civil e portadores de deficiência sete temas: Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Desenho Universal, Empregabilidade, Paradesporto, Cidadania, Direitos e Valorização do Voto.
Fonte: Carla de Campos
Agência BOM DIA