21 de dez de 2011

Detran realiza doação de veículo adaptado para deficientes físicos

 O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) realiza, na próxima quarta-feira (21), a doação oficial de um veículo adaptado para uso de pessoas com deficiência à Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adefet). O vice-governador Moraes Souza Filho fará a entrega solene a partir das 10h, no Palácio de Karnak.

Com o novo veículo, os alunos com deficiência física motora comprovada terão a liberdade para iniciar o processo de primeira habilitação em qualquer autoescola de sua preferência e, quando das aulas práticas, utilizar o carro adaptado que ficará à disposição dos interessados na sede da Associação.

“Essa doação faz parte de um projeto do Governo a fim de assegurar ao cidadão com algum tipo de deficiência física o direito de possuir CNH e dirigir legalmente. Para se ter uma ideia, apenas uma dentre as mais de 100 autoescolas do Estado possui veículo próprio adaptado, não sendo suficiente para suprir a demanda do setor”, afirma José Vasconcelos, diretor geral do Detran.

A Associação dos Deficientes Físicos, por sua vez, ficará responsável por estar em contato direto com o Detran a fim de informar o uso do veículo e da respectiva autoescola para fins de cadastro no sistema do órgão. “Esse é um carro do tipo volante, que será usado por muitos alunos em diferentes autoescolas, daí a importância desse retorno por parte da Adefet a fim de que possamos realizar o cadastro do veículo e agendamento da prova prática”, explica o diretor de Habilitação, Manuel Filho.
Fonte: Com informações Ccom

4 de dez de 2011

SP realiza Virada Inclusiva para Pessoa com Deficiência

O governo de São Paulo realiza neste fim de semana a 2ª edição da Virada Inclusiva para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (3). Mais de 500 atrações culturais entre shows, mostras de teatro, oficinas e atividades esportivas serão realizadas até domingo (4) na capital e no interior.

O evento contará com 75 parceiros, entre organizações da sociedade civil, prefeituras, além de artistas e esportistas voluntários, segundo a secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Linamara Battistella.

- Queremos atrair pessoas com e sem deficiência para que haja maior conscientização. É um momento para trazer a sociedade para mais perto do tema e discutir com ela maneiras de promover qualidade na inclusão.

Na capital, as atrações acontecem nos parques Ibirapuera, Luz, Villa-Lobos, da Juventude, represa de Guarapiranga, avenida Paulista, Masp, Museu do Futebol, Teatro São Pedro, Pinacoteca do Estado, Museu Afro, Auditório Ibirapuera e em oito unidades do Sesc.

No interior, participam as cidades de Araraquara, Barueri, Bauru, Bertioga, Birigui, Botucatu, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Descalvado, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Hortolândia, Itatiba, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Quadra, Ribeirão Preto, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Sumaré, Tatuí e Taubaté.

As atrações acontecem em espaços com acessibilidade física. Em muitas delas os protagonistas serão pessoas com deficiência e também haverá recursos para facilitar o acesso ao conteúdo, como informações em braile e tradução em Libras.

O encerramento, neste domingo, contará com ações de sensibilização do público no clássico entre Corinthians e Palmeiras, no estádio do Pacaembu.
Fonte: R7 Notícias